domingo, 25 de outubro de 2009
O legado de Méilès para o futuro
Méliès foi um artista fundamental na história do cinema, e sua influêncial na produção audiovisual atual é nítida. Neste post tentaremos abordar os aspectos de sua obra que são considerados mais revolucionários e influentes.
Por conhecer e dominar muitas diferentes formas de expressão artística, como a pintura, o desenho, a fotografia e o cinema, Méliès é o primeiro exemplo de cineasta a incluir na, então ainda inicial, linguagem cinematográfica elementos de hibridismo artístico e de linguage. Isso é muito claro em todos os filmes de Méliès, e é uma característica de sua produção que influenciou todo o cinema que viria a seguir.
Mesmo nos filmes de Griffith, considerado hoje em dia o pai da narrativa clássica, as inflências do teatro e da literatura é clara, e muito responsável pela construção do filme. Nos primórdios do cinema, porém, esse hibridismo não existia, surgindo então com Méliès. Basicamente, Méliès foi o responsável por adaptar técnicas de fotografia e teatro para o cinema, não só de forma técnica (funcionamento da câmera, efeitos especiais etc), mas também imagética e conotativa (linguagens). O pioneirismo de Méliès inclui também a narrativa, que por mais que não fosse explícita em seus filmes e que o próprio diretor não a admitisse, são perceptíveis em seus filmes, mesmo que na forma de esquetes ou pequenos enredos.
Ainda assim sua maior contribuição pro cinema atual sem dúvida são os efeitos especiais. As técnicas utilizadas por Méliès em sua época foram adaptadas para os dias atuais, que embora possam usar mais tecnologias e recursos, ainda seguem os princ;ipios de funcionamento colocados por Méliès na época (veja mais aqui e aqui). Méliès também é considerado o pai da ficção científica, e é seu crádito a função do cinema não mais de simplesmente retratar a realidade, mas sim transformá-la, transformando a experiência cinematográfica numa forma de escape à realidade para um outro mundo fantástico que faz parte de nosso imaginário comum até os dias atuais.
Hoje em dia podemos citar alguns exemplos de cineastas e produções que homenageiam Méliès. O exemplo mais interessante e o primeiro que nos salta à mente é o clipe da banda Smashing Pumpkins para a música Tonight tonight, que faz uma releitura do filme Viagem à lua, e alguns outros filmes de Méliès.
Outro exemplo são os filmes do diretor Michel Gondry, que assim como Méliès, dá a seus filmes um caráter artesanal e experimental, além do hibridismo de linguages. Assim, a influência de Méliès também é clara em seu trabalho.
clipe dirigido por Gondry para a banda White Stripes
filme de Méliès com técnica semelhante
No Response to "O legado de Méilès para o futuro"
Leave A Reply