terça-feira, 20 de outubro de 2009

Trucagens: efeitos especiais

Posted on 17:37 by GM


Um dos maiores feitos de Méliès e pelo qual ele revolucionou a linguagem cinematográfica são as trucagens: os efeitos especiais de Méliès. Ao buscar adaptar suas esquetes teatrais para o cinema, Méliès utilizou truques de edição que o permitiam não somente gravar a realidade, como se fazia naquele primeiro cinema, mas sim modificá-la e filmar o impossível e o incrível.

Pode-se separar três principais efeitos de edição utilizados e desenvolvidos por Méliès, além de outras técnicas de filmagem que o mesmo utilizada para criar ilusões em seus filmes.

Inicialmente, vamos tratar das técnicas de edição utilizadas por Méliès, e que o fizeram famoso.


Parada e substituição

A técnica desenvolvida e mais utilizada por Méliès é a parada e substituição, onde a câmera era desligada durante determinada ação, o ator ficava parado num mesmo lugar e algum objeto era substituído por outro, ou movido de lugar, e se reiniciava a câmera. Assim, na cena parecia que um objeto era magicamente transformado em outro, ou desaparecia, ou movia-se de súbito.

Reza a lenda que Méliès descobriu esta técnica acidentalmente. Filmando uma cena externa da Place de l`Opéra, em Paris, há um problema na câmera, que por ser ainda rudimentar, costumava prender, rasgar, amassar etc a película. Méliès teve que parar o aparelho apra resolver o problema, voltando a filmar apenas alguns minutos depois, durante os quais os passantes, carros e tudo o que havia na cena já haviam mudado de lugar. Mais tarde, ao assistir o filme feito, Méliès viu, no momento em que a câmera havia sido parada, um ônibus se transformar em rabecão, homens virarem mulheres. Assim foi descoberto o truque da parada e substituição.

Porém, a nova forma de encarar a história do cinema refuta tal descoberta acidental, explicando que Méliès, um estudioso constante e apaixonado or cinema, já deveria estar atento às nivas técnicas de edição de película e assim provavelmente desenvolveu conscientemente e através de vários estudos esse efeito.

Para que esta trucagem fique perfeita, a transição de cenas deve ser feita com extremo cuidado. Dessa forma, se fazia necessária uma montagem e colagem depois que a película era revelada, já que apenas parando e reiniciando-se a câmera não se concegue o momento exato para que o truque seja imperceptível.

Um exemplo desta técnica utilizada em filme: a mobília parece aparecer e desaparecer como mágica. Na verdade há vários cortes que permitiam a incersão dos objetos em cena. Essa técnica, também pode-se dizer, é como se fosse a pioneira do stop-motion, técnica de animação muito utilizada atualmente.


Transição/dissolção

Nessa técnica uma imagem parece sobrepor-se lentamente a outra, como se houvesse uma transformação bem aos olhos do espectador. Esse efeito era conseguido pela técnica de sobreposição e sobreimpressão das imagens, de forma que a câmera filma uma imagem, é parada, e rebobina-se a película para gravar-se novamente na mesma imagem, revelando a película duas vezes, até que tem-se apenas uma das imagens na tela.

Neste filme temos um exemplo de para e substituição usada em conjunto com a dissolção. A técnica ;e usada quando os personagens das cartas de baralho lentamente se transformam em atores reais, e suas imagens vão surgindo na tela, enquanto a outra desaparece lentamente.


Sobreimpressão/incrustação

A técnica de dissolção foi adaptada para um novo truque: filma-se uma imagem em um fundo totalmente preto. O preto não é revelado na película, tendo-se somente a figura iluminada. Depois, rebobinava-se a câmera e filmava-se uma nova imagem, desta vez com o fundo preto onde localizava-se a imagem anterior. Dessa forma, pode-se incrustar uma imagem na outra e produzir cenas incríveis, como vemos no filmes "O homem-orquestra". Nesse caso, a película passou pela câmera cerca de sete vezes, fora os truques de pausa e substituição.

Neste filme, Méliès gravou sou própria cabeça várias vezes, no fundo preto e vestido de preto, e depois gravou por cima ele mesmo jogando-a na posição previamente gravada, com a ajuda de uma réplica de sua cabeça de papel-maché. Temos também outros exemplos do uso desta técnica:



Outras técnicas

Para filmagens passadas no submarino, melies filmava a cena através de um aquário contendo peixes vivos, que magicamente transitavam pela cena.

Por estudar muito, Méliès descobriu vários aperfeiçoamentos para suas filmagens. Dentre eles: a câmera vertical; a câmera era presa em uma das passarelas que existiam no teto do estúdio, e virada para baixo, de forma que filmasse o chão. O cenário era colocado estendido no chão e os atores poderiam interagir com o mesmo na horizontal, parecendo serem capazes de estripulias milagrosas, como andar nas paredes.

Neste vídeo, além do uso das técnicas previamente aqui descritas, Méliès usa o truque de mover o cenário atrás dos atores para dar a impressão de que a cena se move e os atores estão viajando pelo espaço, ou de estrelas caindo, etc.

Neste documentário em inglês pode-se entender com facilidade as técnicas utilizadas por Méliès, e também conhecer um pouco de sua vida.


2 comentários:

  1. Olá!
    Adorei o post de vocês!
    Está me ajudando muito no trabalho do colégio, sobre cinema!!
    Mas gostaria de poder visualizar os vídeos, ajudaria muito na compreensão das técnicas =]
    Bjão!
    Estão de parabéns! ;)

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  2. A maioria dos vídeos não está abrindo :(

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